Folha de Maputo
http://www.win.co.mz http://www.folhademaputo.co.mz/002.aspx?dqa=0:0:0:13:0:0:-1:0:0&ct=2
2013-07-03 07:28:24 (UTC+02:00) Harare, Pretoria

Governo convida Renamo para mais uma ronda de diálogo amanhã


O Governo manifestou ontem a sua disponibilidade para realizar mais uma sessão de diálogo com a Renamo, a ter lugar amanhã, quinta-feira, em Maputo, tendo como principal ponto da agenda o desarmamento do partido de Afonso Dhlakama.

Segundo um comunicado enviado à Folha de Maputo pelo GABINFO, este encontro, o segundo em uma semana, também deverá servir de uma plataforma para preparar o diálogo entre o Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

A delegação do governo quer assegurar ainda que nesta sessão sejam assinadas três actas pendentes das três sessões anteriores.

Contudo, a sessão de quinta-feira ainda carece de uma confirmação da Renamo.

Refira-se que o governo levou como questão prévia para a sessão de segunda-feira última o desarmamento deste antigo movimento rebelde.

Porém, a Renamo recusou-se a discutir o assunto do desarmamento dos seus militares, anotando que a matéria será abordada no segundo tema das conversações, que versa sobre as Forças de Defesa e Segurança.

A Renamo entende que a exigência do governo é uma forma de introduzir o segundo ponto das conversações, que tem a ver com as Forças de Defesa e Segurança, numa altura em que não foi concluído o primeiro tema, quando já passam oito rondas negociais.

No total, são quatro os pontos apresentados pela Renamo nas conversações e que já estão na mesa do debate, designadamente a Legislação Eleitoral; Forças de Defesa e Segurança; Despartidarização do Aparelho do Estado; e Questões Económicas.
Governo convida Renamo para mais uma ronda de diálogo amanhã
folha de maputo notícias rádio super fm Find more about Weather in Maputo, MZ