Desporto

Academia de Xadrez da Matola promete levar a modalidade aos clubes

2015-10-14 10:33:59 (UTC+01:00)

Depois da promessa de colocar à disposição dos grupos material adquirido na China feita pela academia de Xadrez na matola, a modalidade será praticada nos clubes.

MAPUTO- A aquisição do material, surge no âmbito das parcerias estabelecidas com instituições financeiras colectivas e pessoas singulares e que já contribuíram com grandes quantidades de equipamento para aprendizagem e prática da modalidade.

O compromisso foi assumido recentemente pelo director da academia, Domingos Langa,a quando da entrega de parte do material ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano para a aprendizagem e massificação da modalidade nas escolas públicas, como forma de despertar, por um lado, as faculdades mentais da pequenada e, por outro, o interesse pela prática de xadrez.

A Academia de Xadrez da Matola vai convidar, provavelmente no próximo mês, os clubes para incentivá-los ao projecto.

Domingos Langa, diz haver muitos jovens que querem estar nos clubes, mas, sem jogar futebol e nem basquetbol

"Vejo que há muita juventude e os clubes só movimentam futebol, basquetebol e outras modalidades, sobretudo colectivas, quando têm infra-estruturas para albergar outras práticas desportivas como o xadrez e que não estão a ser bem aproveitadas", notou.

Mais adiante, Langa avança dizendo que o xadrez não é caro e tem clubes com centros sociais e outros espaços que podem servir para a sua prática. Portanto, é possível através dos clubes massificar o xadrez e também promover o xadrez federado. [RM]