Desporto

Angola desiste da COSAFA

2019-05-20 14:38:46 (UTC+01:00)

Razões de ordem financeira levaram a selecção de futebol de Angola a desistir de participar na Taça COSAFA, que se disputa de 25 deste mês a 08 de Junho em Durban (África do Sul), indica hoje um comunicado oficial.

No comunicado, a Federação Angolana de Futebol (FAF) explicaqueas "poucas verbas existentes" serão destinadas para a preparação da selecção principal,que irá competir na Taça de África das Nações (CAN), que decorrerá de 21 de Junho a 19 de Julho no Egipto.

"A FAF tudo fez para Angola marcar presença na competição regional, mas constrangimentos financeiros, associados aos vários compromissos em torno das selecções nacionais, levaram-na a definir prioridades", escreve a FAF.

Por outro lado, de 05 a 27 de Outubro, a selecção angolana de sub-17 vai competir na fase final da XVII edição do Campeonato do Mundo, no Brasil, depois da qualificação obtida no CAN disputado em Abril.

Antes, em Julho, uma selecção angolana,que junta apenas os atletas que jogam no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, "Girabola", joga contra eSwatini (antiga Suazilândia).

Na abertura da Taça COSAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Austral), Angola deveria defrontar eSwatini a 25 deste mês, em jogo da primeira jornada do Grupo A.

Angola já conquistou a competição em três ocasiões, em 1999, 2001 e 2004.

A Taça COSAFA é um torneio anual para selecções da África Austral, competição que surgiu após o fim doboicotea nível do desporto impostoà África do Sul, em 1994, face ao regime segregacionista sul-africano.