Desporto

CAF alivia critérios de licenciamento

2020-08-06 15:08:11 (UTC+01:00)

A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu recuar na decisão de uniformizar os critérios a exigir aos clubes do continente para que possam aderir ao licenciamento que permita a participação nas competições nacionais e africanas.

MAPUTO- Assim sendo, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) tem a autorização da CAF para estabelecer os próprios critérios com vista ao licenciamento dos clubes que farão parte do Moçambola, mas sem se esquecer de respeitar os requisitos mínimos estabelecidos pelo órgão reitor do futebol ao nível do continente africano.

O moçambicano Muhammad Sidat, que é o Gestor do Departamento de Inspecção e Licenciamento na CAF,explicou, a diferença dos critérios exigidos pelo organismo máximo do desporto-rei em África e as exigências para os campeonatos nacionais.

“Existe aquilo que nós chamamos critérios para os campeonatos nacionais e aí cada federação é livre de estabelecer as exigências, obviamente respeitando os requisitos mínimos que a CAF estabelece. Depois temos os critérios continentais para a participação na Liga dos Campeões da CAF e na Taca das confederações. Aí sim os clubes terão que obedecer aquilo que a CAF estabelece”afirmou Muhammad Sidat.

Sobre os critérios que a Federação Moçambicana de Futebol deve estabelecer, Muhammad Sidat afirma que devem ser feitos com a supervisão da CAF e este é um caminho que a FMF já está a trilhar com o programa do Pro Licenciamento.

“Os critérios a FMF pode definir e é isso que está a fazer com a assessoria da CAF para lançar o Pro Licenciamento,que será um programa para os próximos quatro anos em que, no ano um a Federação Moçambicana de Futebol vai exigir, por exemplo, cerca de 20 critérios, no ano doissubir gradualmente para 25, no ano três para 30 e assimsucessivamente até que no ano quatro todos os clubes estejam no nível desejado” disse Sidat.

O Licenciamento também vai abarcar as equipas que militam nos campeonatos provinciais que terão exigências adequadas ao seu nível de competição.








Fonte:LanceMZ