Desporto

Clubes licenciados já receberam fundo solidário da FIFA

2020-10-19 09:59:46 (UTC+01:00)

Os 11 clubes que receberam a licença que os habilita a participarem no Moçambola já receberam o valor 1.2 milhão de Meticais que a Federação Moçambicana de Futebol definiu como parte a retirar do montante de um milhão de dólares canalizados pela FIFA.

MAPUTO- O facto foi dado a conhecer por fonte ligada ao organismo Máximo do futebol moçambicano que revelou que logo após a conclusão da etapa de licenciamento iniciou-se o processo de transferência dos valores de acordo com os critérios previamente anunciados.

Assim, beneficiam desse valor os 11 clubes licenciados, nomeadamente Clube Ferroviário da Beira, Liga Desportiva de Maputo, Associação Black Bulls, Clube Ferroviário de Maputo, Clube Ferroviário de Nampula, Clube de Desportos da Costa do Sol, Clube Ferroviário de Lichinga, Clube Ferroviário de Nacala, ENH Futebol Clube, Clube Desportivo Matchedje de Mocuba e União Desportiva do Songo.

Desportivo Maputo, Textáfrica do Chimoio e Incomáti de Xinavane são os clubes com direito desportivo para participar no Moçambola mas que ficaram de fora do processo de recebimento do valor.

Refira-se que os clubes exigiam que 90 % do valor de um milhão de dólares canalizados pela FIFA fosse aliciados aos clubes, sendo que as formações que militam no Moçambola exigiam o valor de cinco milhões de Meticais para fazer face à falta de receitas por conta da pandemia da Covid-19.

A FMF fez finca-pé ao que já havia decidido e canalizou efetivamente a verba de 1.2 milhão de Meticais a cada clube do Moçambola sendo que vai usar 485.714 dólares americanos ou seja 34 milhões de Meticais para o pagamento de dívidas. Os clubes que militam no provincial vão receber cada um o equivalente a 55 mil Meticais em espécie constituído por diverso material desportivo.







Fonte:Lance