Desporto

CPLP e LPF projectam Liga de Clubes

2019-04-22 08:40:49 (UTC+01:00)

A sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal, acolheu quinta-feira, a cerimónia da assinatura do protocolo que visa a criação da Liga de Clubes de Futebol da CPLP.

MAPUTO- A iniciativa é da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPF).

O Protocolo foi assinado pelos presidentes da CE-CPLP e da LPF, Salimo Abdula e Pedro Proença, tem como objectivo principal, criar sinergias para a evolução e mobilidade do futebol e dos atletas no espaço da CPLP.

Pedro Proença, em declarações à Liga TV, disse que este acordo vem no seguimento da política de internacionalização da Liga. “O mercado asiático, o mercado da saudade e o mercado dos jogadores internacionais que jogam em Portugal já tinham sido conquistados, faltava-nos entrar no mercado da CPLP.

São mais de 270 milhões de potenciais consumidores e, por isso, interessa-nos, e de que maneira, potenciar aquelas que são as nossas capacidades económicas. Em dezembro assinamos o memorando de entendimento com a Federação angolana – recordo que vamos ser responsáveis pela implementação da Liga angolana - e este memorando de entendimento segue na continuidade dessa política”, referiu o Presidente da Liga Portugal.

Salimo Abdula enalteceu os dois pilares importantes da CE-CPLP, que assentam nas partes sociais e económicas. “Em grande parte dos países da CPLP, em principal nos PALOP, cerca de 75% da população é jovem e é preciso dar-lhes ocupação.

O desporto é uma solução para que não se desviem em fins que não são os mais saudáveis, mas, ao mesmo tempo, a experiência da Liga Portugal pode ser transferida para melhorar o desempenho das Ligas dos países dos PALOP, transformá-las em Ligas mais profissionais e mais sustentáveis e criar uma visão comum para atacarmos o mercado deste grande negócio, que é o futebol.”

Há menos de um mês foi lançada em Portugal a União dos Treinadores de Futebol dos Países da CPLP que vai envolver as Associações de Treinadores da modalidade dos países da CPLP, uma iniciativa que tem como impulsionadora a Associação Nacional de Treinadores de Futebol de Portugal.







Fonte:LanceMZ