Desporto

FMB: Eleições só em Setembro

2019-04-18 05:36:33 (UTC+01:00)

As eleições na Federação Mocambicana de Basquetebol (FMB) só vão ter lugar em Setembro próximo, contrariando a recomendação do Ministério da Juventude e Desportos (MJD) que em Março último deu um prazo de três meses.

MAPUTO- A data da realização da magna reunião eleitoral do basquetebol moçambicano na segunda quinzena de Setembro foi confirmada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Paulo Cuinica.

“Confirmo que depois de uma coordenação com o Governo e Direcção da FMB chegamos à conclusão que a melhor altura para a realização da assembleia eleitoral é o mês de Setembro”, disse Paulo Cuinica.

É assim que o mandato de Francisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, que terminou em Junho de 2018, será extendido até essa data por forma a que possa preparar a presença de Moçambique nos vários compromissos internacionais das selecções nacionais da modalidade.

Recorde-se que em Janeiro último as Associações Provinciais, violando a lei do desporto que refere que os mandatos das associações e federações desportivas nacionais são de quatro anos, decidiram na Assembleia-Geral da FMB, realizada no Chimoio, que Francisco Mabjaia devia continuar no cargo até Dezembro de 2019, cerca de um ano e meio depois de expirar o seu mandato.


O Presidente da FMB referiu que nesta altura a sua direcção está empenhada em criar as condições, sobretudo financeiras, para que as seleções nacionais possam estar presentes nas competições para as quais estão apuradas.

Em Julho próximo, de 20 a 28, Moçambique estará presente no Campeonato do Mundo na categoria de Sub-19 que decorrerá na Tailândia. No mesmo mês de 17 a 28, a selecção sénior masculina vai marcar presença no Campeonato Africano das Nações que vai ter lugar em Bamako, no Mali.

No mês de Agosto outras duas selecções estarão em movimento, com o combinado sénior feminino a tomar parte no Afrobasket da categoria a ter lugar no Senegal. Já a selecção feminina de Sub-16 tem presença garantida no campeonato continental que terá lugar no Ruanda.










Fonte:LanceMZ