Desporto

INADE capacita técnicos e secretários em matéria de gestão desportiva

2015-11-04 07:11:38 (UTC+00:00)

O Instituto Nacional do Desporto (INADE) vai promover de 9 a 13 do mês em curso, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, uma capacitação em matérias de gestão desportiva.

MAPUTO- A capacitação vai abranger os secretários-gerais e secretários técnicos das federações desportivas nacionais, associações provinciais da modalidade, directores executivos e desportivos de clubes.

O curso tem como objectivo habilitar os participantes em matérias de planificação e orçamentação das actividades desportivas, sua monitoria e avaliação em função dos objectivos traçados.

Os participantes serão capacitados em matérias de fundamentos de base de dados, inquérito desportivo anual para as federações desportivas nacionais; subsistema de formação e creditação de Agentes Desportivos (SSIFAD).

Serão ainda ministradas lições de acesso à formação profissional; processo de financiamento e prestação de contas dos fundos do erário público; preparação, qualificação e participação dos Jogos Olímpicos, Rio-2016, e desafios da medicina desportiva.

Lembre-se que este é o primeiro curso de género que o país acolhe e espera-se que a gestão do desporto melhore em termos qualitativos.[RM]