Desporto

Inaugurada em Maputo "Casa de Futebol"

2015-05-20 12:35:23 (UTC+01:00)

Numa cerimónia bastante concorrida, foi ontem inaugurada em Maputo, a nova sede da Federação Moçambicana de Futebol.

Maputo- Trata-se de um edifício que comporta dez gabinetes de trabalho, um auditório – batpizado com o nome de Ferdinando Wilson – com capacidade para 200 pessoas, três suites, uma biblioteca e um parque de estacionamento para dez viaturas ligeiras.

A “casa do futebol” custou 1 milhão e 700 mil dólares norte americanos. Metade do valor foi doado pela FIFA, 7% pela CAF e os restantes 43% são dos cofres da própria Federação Moçambicana de Futebol.

Testemunharam o acto, o antigo estadista Joaquim Chissano, o actual ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, representantes da FIFA, CAF e COSAFA, para além de diversas figuras do mundo do futebol.

Aliás, a noite acabou sendo marcada pela homenagem de vários futebolistas. Mário Coluna, que terá um busto defronte do edifício, Filipe Chissequere, Abdul Zubaida e Saíde Omar, foram homenageados a título póstumo. Foram igualmente laureados Joaquim João Fernandes, Nelson Mafambane, Joaquim Chissano, Sitoi, Chababe, Calton, os irmãos Orlando e Chiquinho Conde, Tico-Tico, Dário Monteiro, entre outras ilustres figuras ligadas ao futebol.

Entre os jornalistas foram exaltados os feitos de João de Sousa, Anuar Mussagy, Alfredo Manuel e Renato Caldeira.

Dos vários discursos de ocasião ficou um desafio: os resultados desportivos.