Desporto

Leão enche barriga com mão cheia de golos

2015-10-05 06:38:23 (UTC+01:00)

O Sporting voltou a colar-se ao FC Porto na liderança da Liga, depois de golear, por 5-1, o Vitória de Guimarães, num encontro de sentido único.

Jorge Jesus voltou a apostar no esquema habitual de 4x4x2 e desde cedo se viu que os leões queriam emendar os últimos desaires Boavista (0-0) e Besiktas (1-1) partindo para a melhor primeira parte da temporada.

Logo aos 12 minutos, Slimani, de cabeça, inaugurou o marcador, dando a melhor sequência a um cruzamento de João Mário na direita. Os vimaranenses não acertavam com as marcações, perdiam muitas bolas na fase de construção e foi precisamente num desses erros, que Teo Gutiérrez aproveitou para dilatar a vantagem leonina.

Pouco depois, o Vitória de Guimarães reagiu e Tomané, aproveitando uma desatenção da defensiva leonina, isolou-se perante Rui Patrício, mas permitiu a defesa do guardião leonino, naquela que foi a única oportunidade dos minhotos na primeira parte.

No início da etapa complementar, Tozé podia ter feito funcionar o marcador para os vimaranenses mas, como quem não marca sofre, Slimani bisou na partida, e de novo de cabeça, depois de um cruzamento longo de Jefferson, numa altura em que os comandados de Sérgio Conceição já jogavam com menos uma unidade por expulsão de Bouba Saré.

O Sporting embalou para uma exibição de gala (e com nota artística) e, dois minutos depois, Adrien voltava a fazer funcionar o marcador na marcação de um livre direto, com a bola ainda a desviar em Dalbert e a enganar o desamparado Douglas.

A noite não terminaria sem que Slimani completasse o 'hat trick', com Jefferson mais uma vez em destaque a assistir o avançado argelino, que só teve de encostar para somar o quinto golo na Liga.

Perto do fim, Josué ainda reduziu diferenças, apontando o tento de honra dos vimaranenses na sequência de um canto marcado por João Pedro.

Assim, com esta vitória, o Sporting alcança o resultado mais dilatado da temporada e recoloca-se no segundo lugar da Liga em igualdade pontual com o líder FC Porto. Por outro lado, Sérgio Conceição soma por derrotas os dois jogos no comando técnico do Vitória de Guimarães, que mantém a 15.ª posição. [FM]