Desporto

Liga Portuguesa 2018/19 arranca na sexta-feira

2018-08-08 14:08:00 (UTC+01:00)

A I Liga de futebol 2018/19 arranca na sexta-feira com o FC Porto à procura de manter o estatuto de campeão nacional, perante um Benfica reforçado e um Sporting que ainda é uma incógnita, devido aos problemas directivos.

MAPUTO- Como é habitual, os três 'grandes' aparecem como os principais candidatos ao título, numa temporada em que o Sporting de Braga parece querer chegar ainda mais à frente, depois da excelente imagem que deixou durante a pré-temporada.

Nacional e Santa Clara, que garantiram a subida de divisão na última temporada, são as "caras novas" desta edição, que terá ainda um Belenenses diferente do habitual, a atuar no Estádio Nacional, em Oeiras, e não no tradicional Restelo, devido à rutura que aconteceu entre a SAD e o próprio clube.

Com os regressos das insígnias de campeão às camisolas, depois de quatro anos de ausência, o FC Porto vai tentar repetir o sucesso da última época, embora tenha vivido uma pré-temporada bem mais conturbada do que desejaria.

A equipa de Sérgio Conceição estreia-se no sábado perante o Desportivo de Chaves, no Estádio do Dragão, um dia depois de o Benfica, que dá o arranque oficial da prova com o Vitória de Guimarães, na Luz.

Após um ano sem qualquer título, os 'encarnados' reforçaram-se em força e foram ao mercado contratar jogadores para todos os sectores do terreno, embora estejam em risco de perder o brasileiro Jonas para a Arábia Saudita.

Do outro lado da segunda circular, o Sporting parte para o campeonato ainda a sarar as 'feridas' dos acontecimentos da Academia do clube, em Alcochete, que desencadeou uma crise desportiva e também institucional. José Peseiro foi o nome escolhido para suceder a Jorge Jesus, que rumou ao futebol saudita e interrompeu uma série de 15 épocas seguidas em equipas da I Liga.

Como tem sido regra, o Sporting de Braga aparece como 'outsider', tendo mantido Abel Pereira no comando e grande parte dos jogadores da última temporada. Os minhotos deram nas vistas durante a pré-época, tendo somado sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos 10 jogos disputados.

O primeiro clássico do campeonato será logo na terceira jornada, no final de Agosto, quando o Benfica vai receber o Sporting.