Desporto

Loucura com a conquista do 34º título pelo Benfica

2015-05-18 01:20:03 (UTC+01:00)

A noite em Portugal foi de uma autêntica loucura com a conquista do 34.º título pelo Benfica. Em todo o país praticamente não se dormiu, os adeptos do maior clube português celebraram o bicampeonato, o que não acontecia há 31 anos.

Foi na época de 1983/84 a última vez que o Benfica ergueu o bicampeonato. O título ontem confirmado foi graças a um empate sem golos em Guimarães frente ao Vitória, tendo contado com o deslize do arqui-rival, FC Porto, que registou uma igualdade a um golo no Restelo, diante do Belenenses.

Empate com sabor amargo para o FC Porto, até porque surgiu perto do fim. Os “dragões” estiveram a vencer desde a primeira parte com o golo do incontornável Jackson Martinez, mas o Belenenses não baixou os braços, tramando o Porto que tinha alguma esperança de chegar ao 28.º título.

O deslize do Porto fez com que o nulo em Guimarães bastasse para o Benfica confirmar o terceiro título da era Jesus e a confirmação do regresso das “águias” à hegemonia do futebol português.

A festa “encarnada” foi rija em todo Portugal, assim como nas antigas colónias, com Moçambique e angola em destaque. Houve muita festa igualmente nos países onde Portugal regista numerosos emigrantes, com enfase para Suíça, Canadá, África do Sul, França, Inglaterra, entre outros.

No nosso país várias casas de pasto estiveram repletas de adeptos benfiquistas que logo após a confirmação do 34º, fizeram-se às ruas para festejar. [FM]