Desporto

Lurdes Mutola vai ser honoris causa

2015-08-05 05:54:01 (UTC+01:00)

Ao título junta-se a mais alta condecoração nacional - a medalha Eduardo Mondlane de Primeiro Grau, numa cerimónia realizada em Dezembro de 2003.

MAPUTO- A Universidade Eduardo Mondlane vai atribuir a 19 de Agosto o título de doutor honoris causa à Maria de Lurdes Mutola.

A cerimónia terá lugar no centro cultural universitário em Maputo e surge em reconhecimento aos feitos desportivos de Mutola.

O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes. A pessoa homenageada recebe o mesmo tratamento e desfruta dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado académico convencional.

Lurdes Mutola atingiu o pico ao vencer ao se tornar campeã olímpica, em 2000, na cidade australiana de Sidney.

Mutola contabiliza ainda três títulos de campeã do mundo de pista aberta; sete títulos de pista fechada. Em 1998 e em 2002 ganhou Ouro nos Jogos da Commonwealth, para além de importantes meetings em Espanha, Suíça e EUA.

A campeã olímpica e mundial dos 800 metros recebeu, do governo moçambicano, a mais alta condecoração nacional - a medalha Eduardo Mondlane de Primeiro Grau, numa cerimónia realizada em Dezembro de 2003.

Com a atribuição do título de doutor honoris causa a 19 de Agosto que vem, Maria de Lurdes Mutola vai passar a fazer parte do corpo de doutores da UEM. [FM/AM]