Desporto

Mambas discutem hoje acesso à final da COSAFA

2015-05-28 05:18:54 (UTC+01:00)

A Selecção Nacional de futebol, os Mambas, discute hoje, a partir das 19.30 horas, o acesso à final do Torneio da COSAFA frente ao Botswana, no Moruleng Stadium, em Rustenburg, na vizinha África do Sul.

Maputo- Para as meias-finais desta noite, os “Mambas” vão apostar em tudo à sua disposição para superar os tswanas, a única condição para chegarem à almejada final.

Para já, o seleccionador nacional, João Chissano, recorrerá a todo arsenal a sua disposição entre os mais experientes e os que procuram afirmação, enquanto Dominguez continua a ser incógnita.

Aliás, pela importância do jogo, espera-se por uma equipa mais responsável, o que poderá obrigar ao técnico dos “Mambas” a fazer uma revisão no xadrez, atendendo que maior parte dos jogadores chamados para esta missão não fazem parte de uma nova geração que João Chissano pretende lançar a partir deste evento.

O grande passo já foi dado com a eliminação do Malawi e cabe ao combinado nacional assumir que a porta de entrada á final está quase aberta. Mas para chegarem lá, os “Mambas” terão de assumir outra postura, porque o facto de levarem vantagem nos confrontos directos pode não significar nada enquanto os tswanas já demonstraram que estão neste torneio com outras ambições e a vitória sobre a África do Sul é uma chamada de atenção de que o favoritismo dos moçambicanos pode ser posto em causa.

Mesmo assim, a equipa técnica e os jogadores estão conscientes de que é preciso fazer mais do aquilo que foi feito frente ao Malawi e a promessa é de vencer e chegar à final. [FM]