Desporto

Mambas já iniciaram operação COSAFA

2015-05-19 08:47:34 (UTC+01:00)

A Selecção Nacional de Futebol iniciou na tarde de ontem, no campo da Liga Desportiva de Maputo, na Matola, a preparação para o Torneio da COSAFA, a decorrer de 17 a 30 do mês em curso em Rusternburg, na vizinha África do Sul.

Os “Mambas” estreiam-se nos quartos-de-final frente ao Malawi no dia 25 do mês em curso, em virtude de o “ranking” actualizado em Abril último pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) colocar Moçambique entre as selecções com melhor pontuação a nível regional.

O seleccionador nacional, João Chissano, convocou 20 jogadores para os trabalhos que se prolongarão até às vésperas do embate. O destaque na convocatória vai para oito estreantes, curiosamente da selecção de Sub-23. Trata-se dos “centrais” Salomão e Norberto, respectivamente do Costa do Sol e Ferroviário de Nacala; os médios Parkim, Ussama e Gerson, todos do Costa do Sol; Edmilson, do Ferroviário de Maputo, e Kambala, do HCB, mais o avançado Witinesse, nos juniores do Benfica de Portugal.

A convocação desta rapaziada confirma o desejo de João Chissano de lançar, através deste torneio, alguns dos potenciais jogadores que se notabilizaram na selecção de Sub-23, que recentemente esteve na corrida aos Jogos Africanos Congo-Brazzaville.

Do lote desses atletas alguns foram lançados no jogo amigável com o Botswana, inserido na data-FIFA, realizado em Março último em Gaberone. São os casos do guarda-redes César Machava, do Costa do Sol, o meio-campista Gildo, do Ferroviário da Beira, o atacante Luís, do HCB, entre outros.

João Chissano olha para o Torneio da Cosafa com muito optimismo quanto aos compromissos que se avizinham, nomeadamente a disputa das eliminatórias de qualificação para o CAN-Interno e da fase de grupos de apuramento para o CAN-2017.

De recordar que os “Mambas” iniciam a corrida para o CAN-Interno defrontado as Seychelles em Junho. Já para o CAN-2017 a Selecção Nacional recebe o Ruanda, curiosamente no mesmo mês. Os “Mambas” estão inseridos no Grupo “H”, série na qual estão igualmente Gana e Maurícias. [FM]