Desporto

Moçambola regressou com surpresas

2021-01-18 07:45:35 (UTC+00:00)

O campeonato nacional de futebol vulgo Moçambola na sua edição 2021, arrancou na tarde de sábado, sem público nas bancadas mas com alguns resultados surpreendentes.

MAPUTO- Os adeptos há muito esperavam pelo regresso do futebol aos campos mesmo sabendo que com o novo normal imposto pela pandemia da Covid-19 não poderiam ver os jogos nos Estádios.

O futebol é a alegria do povo que impedido de se fazer aos campos para ver e apoiar de perto as suas equipas, pendurou-se em árvores para assistir a partida que marcou a abertura da prova no Alto Makhassa na Vila de Vilankulo.

A jornada inaugural proporcionou resultados verdadeiramente surpreendentes. Depois da ENH de Vilankulo ter goleado o Ferroviário de Nacala por 4x1 na tarde de sábado, ontem a festa continuou em seis campos.

Na província de Maputo, na Matola C, a Liga Desportiva de Maputo apadrinhou a estreia do Ferroviário de Lichinga, na maior prova futebolística do país.

Os locomotivas da capital provincial do Niassa mesmo sem o seu treinador principal Antoninho Muchanga devido ao novo coronavírus, causaram uma das surpresas da jornada ao vencerem por 1x2, estreando-se da melhor maneira na competição.

A ronda foi rica em golos e o clássico disputado no Chiveve entre Ferroviário da Beira e Costa do Sol, contribuiu com quatro tentos, três dos quais da equipa da casa que venceu por 3x1. O campeão esperava muitas dificuldades na sua deslocação ao Caldeirão, mas nunca uma derrota pesada....e iniciou da pior forma a defesa do título conquistado em 2019.

Em Quelimane, o Matchedje de Mocuba que também fazia a sua estreia absoluta na prova esteve a vencer o Desportivo de Maputo mas deixou-se empatar 2x2 perto do fim da partida.

A Associação Black Bulls que prometeu jogar de peito aberto com todos adversários, foi ao santuario do 25 de Junho derrotar o Ferroviário de Nampula por 1x2. Os axinenes sonham com a conquista do título mas tiveram uma entrada em falso.

A única partida que não teve golos realizou-se no vale do Infulene no Estádio da Machava, e colocou frente a frente dois candidatos ao título, Ferroviário de Maputo e União Desportiva do Songo.

No canavial de Xinavane, o Incomáti que viu o Governador da província de Maputo interromper as suas férias para ser o décimo segundo jogador, recebeu e venceu o Textáfrica de Chimoio por 3x0. De recordar que estas duas equipas estiveram em risco de não participar na prova devido ao processo de licenciamento de clubes.


Fotos:Facebook do Ferroviário de Maputo