Desporto

Mundial de Futebol Femenino 2015 - Canadá

2015-06-05 05:07:31 (UTC+01:00)

O mundo estará atento ao Mundial de Futebol Feminino da FIFA que arranca em Edmonton no sábado. O torneio de um mês será disputado em seis cidades em todo o Canadá, com a final a ter lugar no BC Place Stadium, em Vancouver, a 5 de Julho.

A selecção do Canadá foi sexta classificada do mundial de 2011 realizado na Alemanha, e perdeu três jogos consecutivos e não passou da fase de grupos. O Canadá nunca ganhou um mundial, e o seu melhor resultado foi um quarto lugar em 2003.
Apesar do seu dominio nos Jogos Olimpicos (quatro medalhas de ouro em cinco torneios), a selecção feminina dos Estados Unidos da America só ganhou o mundial apenas duas vezes em seis tentativas. O Japão venceu aos americanos, numa final emocionante, no Mundial de 2011. Verifique em baixo as selecções vencedoras e vencidas de todos os mundiais

AnoVencedor Vencido
1991EUA Noruega
1995Noruega Alemanha
1999EUA China
2003Alemanha Suecia
2007Alemanha Brasil
2011JapãoEUA


Pela primeira vez na história do torneio, 24 equipas vão competir, o que é acima das 16 equipes que competiram em 2011. As duas melhores equipes de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros lugares avançaram para os oitavos de final.

GRUPO A
A selecção do Canadá vai jogar os seus dois primeiros jogos em Edmonton, antes de voar para Montreal para seu último jogo da fase de grupos. Será um grupo competitivo, embora o Canadá seja o favorito para terminar em primeiro.
- CANADÁ
- RP CHINA
- NOVA ZELÂNDIA
- HOLANDA

GRUPO B
Este poderá ser o grupo com resultados mais avolumados, a Alemanha é considerada a melhor selecção da actualidade e a Noruega foi vencedora em 1995. O grupo é completado com as equipas mais fracas do mundial, a Tailandia no 29º lugar do ranking mundial e a Costa do Marfim, posicionada no 67º lugar.
- ALEMANHA
- COSTA DO MARFIM
- NORUEGA
- TAILÂNDIA

GRUPO C
A actual campeã, a selecção do Japão deverá ascender facilmente ao primeiro lugar. As selecções da Suíça, Camarões e Equador competem no seu primeiro mundial.
- JAPÃO
- SUIÇA
- CAMARÕES
- EQUADOR

GRUPO D
Este é o "Grupo da Morte" do mundial, já que três das 10 melhores seleções do mundo vão competir com a Nigéria para o direito de chegar aos oitavos de final
- EUA
- AUSTRÁLIA
- SUÉCIA
- NIGÉRIA

GRUPO E
Um dos grupos mais competitivos com qualquer das seleções em codições de seguir em frente mas com as talentosas brasileiras a conduzir o grupo.
- BRASIL
- REPÚBLICA DA COREIA
- ESPANHA
- COSTA RICA

GRUPO F
Um grupo com as maiores rivalidades do futebol feminino, a Inglaterra e França, enquanto as selecções do México e Colômbia vão tentar surpreender.
- FRANÇA
- INGLATERRA
- COLÔMBIA
- MÉXICO


O interesse no futebol feminino está a crescer e capacidade tecnica melhora a cada ano que passa – o mundial de 2015 poderá ser o mais competitivo de sempre. E se tivermos em conta todos os jogos das Olimpiadas de 2012, este mundial será fantástico.

Fique atento para mais actualizações e resultados. [RM]