Presidente Nyusi assegura apoio ao Moçambola

2018-04-30 05:01:06 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, assegurou ontem a mobilização de apoios para que o Moçambola, o primeiro campeonato de Futebol do País, não pare, face as dificuldades que está atravessar nos últimos dias.

MAPUTO - Filipe Nyusi afirmou que o Moçambola não é uma actividade de uma pessoa, de um grupo de pessoas, de uma liga ou direcção, mas sim do povo moçambicano.

“Quero tentar fazer parte da solução. Por ser do povo e como não queremos interromper as aspirações do povo, vamos fazer esforço para ajudar para que este Moçambola chegue ao fim”, disse o Chefe do Estado, assegurando que o governo vai mobilizar apoios e os recursos necessários para a sua continuidade, mas sem interferir nas regras da FIFA ou da competição definidas pela Federação de Futebol ou da Liga..

Trata-se de recursos sobre os quais o Presidente da República disse que o governo vai ser rigoroso na sua aplicação. Nesta sua prontidão, Nyusi aconselhou os gestores do desporto no país, nomeadamente a Liga Moçambicana de Futebol e a Federação Moçambicana de Futebol, a ser mais rigorosos no que dizem, nas próximas etapas, e encontrar o melhor figurino que não interrompa os planos dos clubes e as aspirações dos moçambicanos que, segundo afirmou, estão formatados para participar no desporto.

“Seria um escândalo começar uma actividade nacional e não terminá-la. Neste caso, os culpados seriam as pessoas que pensaram que vão terminar”, indicou o Chefe do Estado, sublinhando que por vezes não basta uma simples vontade.

O dirigente máximo da nação moçambicana disse ainda que o governo encara o desporto como uma forma de educação dos cidadãos.