Desporto

Selecções nacionais e atletas olímpicos recebem apoio da Rússia

2021-03-05 08:06:20 (UTC+00:00)

As seleções nacionais nas mais variadas modalidades e os atletas qualificados para os Jogos Olímpicos vão receber vacinas de imunização da Rússia, denominada Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, que atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19.

MAPUTO- O facto foi avançado esta quinta-feira num encontro que o Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, manteve com o Ministro Conselheiro da Embaixada da Rússia, Alexandre Nuralov, na qual esteve presente o Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave.

A doação destas vacinas, cujas quantidades ainda não foram definidas, é uma iniciativa do Ministério do Desporto da Rússia, Oleg Matytsin, que pretende apoiar aos países africanos que pretendem ver os seus atletas a participarem em competições continentais e mundiais imunizadas contra a pandemia do novo coronavírus.

Para o Comité Olímpico de Moçambique está iniciativa vem em boa hora, tendo em conta que a vacina Suptnik V é uma das cogitadas pelo Comité Olímpico Internacional tendo em vista os Jogos Olímpicos que terão lugar nos meses de Agosto e Setembro próximo em Tokyo, no Japão.

A SED vai apresentar, nos próximos dias, o número de vacinas que o país vai precisar de modo a beneficiar deste apoio solidário da Rússia, sendo que Gilberto Mendes promete que a distribuição desta vacina seja abrangente, abarcando todas modalidades e elementos integrantes nas comitivas das selecções nacionais.

Dados das instituições russas e outras internacionais indicaram que a Sputnik V aciona o desenvolvimento de anticorpos e células imunitárias que combatem o coronavírus SARS-CoV-2 e pode ajudar a proteger da doença COVID-19.






Fonte:LanceMZ