Desporto

Sociedades anonimas desportivas vão a debate

2015-08-06 05:51:48 (UTC+01:00)

Arranca hoje, em Maputo, uma série de encontros de auscultação sobre o estabelecimento do regime jurídico das sociedades anónimas desportivas em Moçambique.

MAPUTO- A cerimónia de abertura vai ser dirigida pelo titular da pasta do desporto, Alberto Nkutumula.

O Ministério da Juventude e Desporto pretende organizar os seminários em zonas, com o pontapé de saída a ter lugar esta quinta-feira, na cidade de Maputo, juntando as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

A 11 de Agosto será a vez da cidade da Beira acolher o encontro regional centro e dois dias depois, o evento será na região norte do país.

Estão convidadas todas as federações desportivas nacionais, clubes que participam nas ligas profissionais de futebol e de basquetebol, para além da classe empresarial.

O MJD espera que os debates sejam mais abrangentes possíveis e reflictam o desejo de todos os que estão directa e indirectamente ligados ao desporto.

À luz do artigo 18 da Lei do desporto que preconiza que os clubes que participem em campeonatos de carácter profissional podem se constituir em sociedades com intuito lucrativo, a Assembleia da República aprovou, recentemente, um decreto-lei que autoriza o governo a criar as sociedades anónimas desportivas. [FM/AM]