Desporto

Sporting entra com pé esquerdo na Liga Europa

2015-09-18 02:04:38 (UTC+01:00)

O Sporting não entrou da melhor maneira na fase de grupos da Liga Europa, depois de ter sido derrotado, em Alvalade, por 1-3, frente ao Lokomotiv Moscovo, na 1.ª jornada do grupo H da competição.

Jorge Jesus promoveu algumas alterações em relação ao último jogo com o Rio Ave, voltando a apostar em João Pereira na lateral-direita e promovendo Tobias Figueiredo a titular no eixo defensivo. Além disso, Gelson Martins e Carlos Mané substituíram Carrillo e Bryan Ruiz e, por fim, Fredy Montero entrou para o lugar de Slimani.

Cinco alterações (quase meia equipa!) que se fizeram sentir na qualidade de jogo dos leões, que entraram algo apáticos no jogo e viu o Lokomotiv adiantar-se no marcador, logo aos 12 minutos, por Samedov, concluindo um contra-ataque na sequência de uma perda de bola leonina. Rui Patrício ainda defendeu o primeiro remate de Niasse mas, na recarga, o médio russo colocava os moscovitas em vantagem.

O Sporting sentiu o golo e teve sempre muitas dificuldades para entrar na área do Lokomotiv. Paulo Oliveira dispôs da melhor oportunidade durante a primeira parte, mas o central cabeceou ao lado da baliza de Guilherme, na sequência de um canto marcado por Jefferson.

No segundo tempo, os leões entraram decididos a mudar o rumo dos acontecimentos e, aos 50 minutos, chegaram ao empate por intermédio de Fredy Montero, depois de uma recuperação de bola à entrada da área de Gelson Martins, assistiu o avançado colombiano, que rematou forte e colocado ao ângulo esquerdo.

O conjunto leonino animou-se, os adeptos puxavam cada vez mais pela equipa e sentia-se que o encontro podia mesmo mudar de figura. No entanto, pouco depois, foi o Lokomotiv que voltou a ganhar vantagem. Desmarcação de Manuel Fernandes para Niasse na direita, o senegalês cruza atrasado para a zona do 'penalty', onde surge Samedov a desviar de Rui Patrício e a bisar na partida.

Um golo que representou um duro golpe nas aspirações leoninas. Jorge Jesus ainda mexeu na equipa, fazendo entrar Slimani e Bryan Ruiz, que se mostraram desinspirados e que pouco fizeram para alterar o destino da estreia europeia dos leões.

As alterações não surtiram o efeito desejado e foi novamente o Lokomotiv a dar expressão ao marcador. Bola bombeada para o meio-campo leonino e Niasse, com um excelente trabalho individual, passa por toda a defensiva leonina e atira para o fundo das redes perante o desamparado Rui Patrício. O avançado senegalês podia mesmo ter feito o quarto golo dos russos mas, desta vez, o guarda-redes português respondeu com uma defesa segura.

Até final, destaque apenas para um remate perigoso de André Martins, que entrou para o lugar do esgotado Aquilani, mas o tiro do médio leonino saiu ligeiramente por cima da baliza de Guilherme.

Assim, o Sporting entra com o pé esquerdo na fase de grupos da Liga Europa, sendo que no outro jogo do grupo o Besiktas venceu o Skenderbeu, por 1-0. [FM]