Internacional

África do Sul: Presidente presta juramento no dia 25 de Maio

2019-05-16 06:46:03 (UTC+01:00)

O líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido que venceu as eleições gerais de 8 de Maio na África do Sul, Cyril Ramaphosa, deverá prestar juramento como Presidente da Republica aos 25 de Maio próximo.

O acto que terá lugar durante uma cerimónia na Sede do Parlamento, na Cidade do Cabo, ocorrerá 17 dias após o ANC ter vencido as sextas eleições gerais da história do país, com 57,5% dos votos, na sequência de uma campanha durante a qual ostentou a imagem do líder, Cyril Ramaphosa.


O presidente orientou já a todos os intervenientes no processo de selecção dos novos deputados, a fazerem bem as escolhas, de modo a que estes possam, de facto, representar os interesses do povo.

O Parlamento sul-africano será constituído por um total de 394 membros, representando 14 partidos políticos.

O Congresso Nacional Africano, partido que suporta o governo, dominará a casa das leis com 230 membros.

Em segundo lugar vem a Aliança Democrática (AD), com 84, seguida do Combatentes pela Liberdade Económica (EFF), com 44 deputados.

Seguem-se o Partido Inkata da Liberdade (IFP ), de Mangosuthu Buthelezi, com 14 assentos, a Frente para a Liberdade (FFP), com 10 membros, e o Partido Democrático Cristão Africano (ACDP), com quatro deputados.

No fundo da lista vêem o NFP, o UDM, o ATM, o GOOD, o AIC e o COPE, todos com dois deputados cada.

O PAC e o ALJAMA contarão com um membro no parlamento cada.[CC]