Internacional

Alemanha lucrou mais de 100 mil milhões de euros com crise grega

2015-08-11 09:00:35 (UTC+01:00)

A Alemanha conseguiu faturar mais de 100 mil milhões de euros com a crise na Grécia, revela um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Investigação Económica Leibniz, citado pela agência France-Presse.

Este valor representa a poupança garantida pelo país alemão através de baixas taxas de juro sobre as suas obrigações, resultantes da atração da sua economia sobre investidores assustados com a instabilidade grega.

"Nos anos recentes, cada vez que os mercados financeiros souberam de notícias negativas sobre a Grécia, as taxas de juro sobre as obrigações do governo alemão caíram, e cada vez que as notícias foram boas, estas subiram", indica o documento.

De referir que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, foi uma das vozes mais críticas para com a reestruturação da dívida grega, apontando para o orçamento equilibrado do seu governo.

O estudo indica que os 100 mil milhões de euros que a Alemanha poupou desde 2010 constituíram cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. [FM]