Internacional

Ban Ki-moon promete acabar com a pobreza no mundo até em 2030

2015-10-12 13:39:02 (UTC+01:00)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prometeu neste domingo no povoado quechua de Vila Vila, no centro da Bolívia, a eliminação da extrema pobreza no mundo até 2030, meta ambiciosa contida na nova agenda para o desenvolvimento do organismo.

MAPUTO - "Estou aqui para fazer um chamado: prometo erradicar a extrema pobreza até o ano 2030, e as Nações Unidas prometem conquistar a igualdade de género até o ano 2030, incluindo os povos indígenas", afirmou em um ato público, onde esteve acompanhado pelo presidente Evo Morales.

Ban chegou à Bolívia na noite de sábado para participar até este domingo da conferência social sobre mudanças climáticas, cujas conclusões serão debatidas pela COP21 em Paris, em Dezembro.

Segundo o secretário-geral da ONU, "até 2020 já teremos conquistado parte desta igualdade, todas as crianças terão acesso à educação de qualidade, terão um maior bem-estar e uma maior saúde para todos e também para a Pachamama (a mãe Terra indígena)".

"No ano 2030, em 15 anos, quando estiver pensando nas mudanças no mundo vou me lembrar de Vila Vila e da promessa que fiz diante de vocês", disse Ban.

A ONU adoptou em Setembro, por ocasião de seu 70º aniversário, 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que substituem os anteriores Objectivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram colocados em andamento em 2000 e que expiram neste ano.[OD]