Internacional

Bancos gregos reabrem segunda-feira

2015-07-17 12:36:20 (UTC+01:00)

Os bancos gregos vão voltar a abrir na próxima segunda-feira, depois de um encerramento forçado.

Continua a existir um limite máximo nos levantamentos de 60 euros por dia, mas todas as transações estão asseguradas garantiu o vice-ministro das Finanças. Os bancos estavam fechados desde 29 de junho, altura em que o governo impôs medidas de controlo monetário.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras conseguiu a aprovação parlamentar das reformas impostas por Bruxelas. Abre caminho à sua implantação enquanto enfrenta algumas divisões no seio do partido Syrisa.

Entretanto, o Presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirma que a prioridade é seguir com o plano de reestruturação, depois da aprovação do programa de ajuda financeira de três anos: “Ficaria muito satisfeito se esta conversa sobre o Grexit acabasse e conseguíssemos falar sobre como colocar o país no caminho certo – é isso que pretendemos fazer com este programa.”

A mensagem do Presidente do Eurogrupo entre em conflito com a visão do Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble – que defendia uma saída temporária da Grécia da eurozona. O parlamento alemão ainda terá de aprovar este pacote de ajuda à Grécia. [FM]