Internacional

Burundi: OIF tenta ajudar solucionar crise política

2015-06-09 05:45:40 (UTC+01:00)

Uma missão da Organização Internacional da Francofonia (OIF) está, desde a semana passada, no Burundi, para tentar ajudar na solução da crise política surgida da intenção do Presidente Pierre Nkurunziza disputar um terceiro mandato.

"Temos a intenção de permanecer por muito tempo na região. Há problemas", disse, segundo a RFI, Pascal Couchepin, o chefe da missão, que se afirmou estar "muito preocupado" com o Burundi.

"O diálogo está temporariamente interrompido, (mas) espero que seja retomado. Isto é preocupante e eu acredito que é necessário que a comunidade internacional faça pressão, no bom sentido, mas respeitando a soberania do país, para que as partes (em conflito) possam chegar a uma solução positiva”, disse.

“A questão não é impor algo aos burundeses” - afirma Pascal Couchepin acrescentando: “É preciso encontrar um consenso e para isso, é necessário que haja um diálogo aberto ao diálogo”.

O chefe da missão da OIF, de acordo com a RFI, considera que “por enquanto” não se pode dizer que o diálogo tentado até aqui tenha “sido muito rico”.

“É preciso que a sociedade burundesa discuta em particular a ‘incómoda’ questão do terceiro mandato" do Presidente Nkurunziza, afirmou Pascal Couchepin, que já se encontrou com o chefe do Estado burundês. [FM]