Internacional

Cessar-fogo na Síria genericamente respeitado

2017-07-11 07:46:11 (UTC+01:00)

O enviado especial das ONU para as negociações de paz na Síria, Staffan de Mistura, afirmou ontem que o cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos, pela Rússia e pela Jordânia está a ser genericamente respeitado apesar de "alguns problemas".

A ronda de conversações indirectas que começou esta segunda-feira e que é a sétima até agora entre os representantes do governo sírio e os líderes da oposição -- pretende acabar com a guerra civil que se vive no país há seis anos.

Em conferência de imprensa a partir de Genebra, Staffan de Mistura afirmou que não são expectáveis grandes avanços mas antes "alguns desenvolvimentos incrementais".

O início das negociações em Genebra coincide com o primeiro dia completo do cessar-fogo no sul da Síria, que foi negociado na semana passada pelos Estados Unidos, pela Rússia e pela Jordânia.

O activista da oposição Ahmad al-Masalmeh, por seu lado, disse que a cidade de Daraa, perto da fronteira com a Jordânia, está calma e o Observatório para os Direitos Humanos reportou bombardeios ligeiros durante a noite, segundo a AP. [FM]