Internacional

Conheça a lista dos salários dos presidentes africanos

2015-07-28 08:24:13 (UTC+01:00)

A Revista “Africa Review” publicou na semana passada a lista actualizada dos salários dos presidentes africanos, do mais alto ao menos.

MAPUTO - No ponto alto é liderado pelos Presidente dos Camarões, Paul Biya, que aufere anualmente610 mil dólares enquanto o menos é do Presidente da Serra Leoa, Ernest Karoma, que leva para casa cerca de 12 mil dólares anuais.

Não se entende ao certo o critério para fixação dos salários dos presidentes africanos, uma vez que há países mais ricos com salários relativamente inferiores em relação aos países com uma economia débil.

Os 10 países que mais bem pagam os seus presidentes, isto é, na folha salarial, em ordem decrescente: Camarões, Marrocos, África do Sul, Tanzânia, Algéria, Guine Equatorial, Quénia, Comores, República Democrática do Congo e Namíbia. Para os 10 mais, os valores estão no intervalo de 610 mil a 110 mil dólares americanos.

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, aparece na posição 27 dos líderes africanos na contagem decrescente dos salários com cerca de 47,500 dólares americanos anuais. Na região da SADC é um dos valores mais baixos.[MCM]