Internacional

Conselho de Segurança aprova resolução sobre cessar-fogo global

2020-07-02 06:08:56 (UTC+01:00)

O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem, por unanimidade, uma resolução que pede um cessar-fogo global, de forma a facilitar a luta contra a pandemia da doença covid-19, indicaram fontes diplomáticas.

Após mais de três meses de intensas negociações, o texto da resolução, redigido em conjunto pela Tunísia e França, foi aprovado por voto escrito, uma vez que os trabalhos do Conselho de Segurança da ONU estão a decorrer por meios virtuais por causa da pandemia do novo coronavírus.

O embaixador da Tunísia junto da ONU, Kais Kabtani, saudou a adoção do documento, mencionado que esta votação foi uma "conquista histórica" para os dois países.

Segundo as agências internacionais, vários analistas duvidam dos efeitos práticos deste documento, que esteve retido durante muito tempo no Conselho de Segurança, o que prejudicou a sua credibilidade.

A resolução visa apoiar um apelo, de contornos semelhantes, que foi feito em 23 de março pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Ao longo dos últimos meses, o texto foi alvo do bloqueio por parte da China e dos Estados Unidos, uma vez que os dois países (que são dois dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que têm direito de veto) divergiam sobre o destaque a ser dado à Organização Mundial da Saúde (OMS) no documento.

A resolução ontem aprovada centra-se na exigência de "um cessar imediato e abrangente das hostilidades" em todos os conflitos referenciados na agenda do Conselho de Segurança, à exceção da luta contra os grupos 'jihadistas'.