Internacional

COVID-19: Bilionário chinês doa kits de teste e máscaras para África

2020-03-18 06:13:02 (UTC+00:00)

A empresa chinesa Alibaba Group vai doar 1.1 milhão de kits de testes e seis milhões de máscaras para o continente africano prevenir-se do COVID-19.

África tem ainda uma longa marcha para conter o surto do novo coronavírus que já infectou mais de 400 pessoas no continente, segundo dados da Reuters. Pelo menos 30 países africanos já têm casos do COVID-19.

Maior parte dos países africanos dispõe de fracos sistemas de saúde já sobrecarregados de doenças como cólera, malária e ébola. Num gesto de generosidade, Jack Ma bilionário chinês e cofundador de Alibaba group, um grupo de empresas de propriedade privada, promete doar ao continente africano 1.1 milhão de kits de teste, seis milhões de máscaras e 60 mil fatos de protecção.

“Nós não podemos ignorar o potencial perigo em África e pensar que este continente de 1.3 bilião de pessoas vai milagrosamente escapar à crise. O mundo não faz ideia das consequências nefastas da pandemia do COVID-19 em África”.

O Banco Mundial vai conceder 60 milhões de dólares para Quénia conter a pandemia. Vários países africanos começaram a suspender mais voos internacionais, sobretudo, voos de países com centenas de casos do COVID-19, bem como a proibição de concentrações públicas e encerramento de escolas e fronteiras.

A vizinha sul-africana encerrou três das quatro fronteiras com Moçambique devido ao COVID-19 que já infectou pelo menos 62 pessoas naquele país.