Internacional

“Crianças morrem em confrontos no Burundi” diz UNICEF

2015-06-01 13:13:37 (UTC+01:00)

No dia em que se comemora mundialmente o dia da criança, a onda de violência contínua no Burundi e várias crianças morreram em confrontos armados, anunciou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Maputo-De acordo com o Jornal o País, a directora regional do UNICEF para a África Oriental disse que, a UNICEF lembra a obrigação que todas as partes em conflito têm de garantirem a segurança e a protecção das crianças no Burundi e de afastá-las de todas as manifestações e acções que as expõem a riscos.

Leila Gharagozloo-Pakkala declarou estar “extremamente preocupada” com a presença contínua das crianças no meio dos violentos confrontos no Burundi.

Os combates violentos nas ruas da capital Bujumbura registam-se desde a tentativa frustrada de destituir o Presidente Pierre Nkurunziza, a do dia 14 de Maio.

“Nenhuma criança deve estar exposta à guerra e à violência ou ser testemunha destas situações. O lugar dela é estar segura com a sua família, não no meio de violentos confrontos”, lembra um comunicado da agência da Organização das Nações Unidas.

O comunicado salienta que “a protecção das crianças e o respeito pelos seus direitos representam uma responsabilidade partilhada sobretudo pelas forças governamentais e de segurança”. [FI]