Internacional

Desmond Tutu já teve alta hospitalar

2015-08-05 05:23:46 (UTC+01:00)

O arcebispo sul-africano e Prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, deixou ontem o hospital, na Cidade do Cabo, onde foi tratado de uma infecção que combate há várias semanas, anunciou a sua fundação num comunicado.

Tutu, que esteve hospitalizado uma semana em Julho, voltou a dar entrada no hospital na terça-feira, dia 28, e continuará a restabelecer-se “em casa”, indica o comunicado, citado pela Lusa.

A infecção é uma “consequência do tratamento recebido pelo arcebispo nos últimos 18 anos para lutar contra um cancro da próstata”, segundo a sua filha Canon Mpho Tutu, citada no comunicado, que adianta que o cancro está “sob controlo”.

Antes de sair do hospital, Desmond Tutu recebeu a visita do ministro da Saúde sul-africano, Aaron Motsoaledi.

“Ainda que tenha apreciado o tratamento de primeira classe que recebeu e a atenção dos melhores médicos, ele lembrou que a maioria dos sul-africanos não tem acesso a um sistema de Saúde decente”, explica a fundação no comunicado, recordando que o arcebispo Tutu é um fervoroso militante da criação de um sistema de cuidados de saúde universais na África do Sul.

Com 83 anos, Desmond Tutu, figura infatigável da luta contra o “apartheid” e consciência moral da África do Sul, nunca abandonou completamente a cena pública, continuando a criticar as imperfeições do seu país e o ANC, o partido no poder desde o final do regime racista em 1994. [FM]