Internacional

Enfermeira curada de Ébola volta a ser internada

2015-10-10 06:30:12 (UTC+01:00)

Uma enfermeira escocesa que foi infetada com Ébola na Serra Leoa e conseguiu curar-se, voltou agora a ser internada em isolamento num hospital de Londres com nova manifestação do vírus.

De acordo com a BBC, a mulher de 39 anos foi admitida no hospital universitário de Glasgow na passada terça-feira por não se estar a sentir bem, tendo sido assistida na unidade de doenças infecciosas. A transferência para Londres realizou-se apenas ontem de manhã, uma vez que houve complicações inesperadas no seu quadro clínico.

"O estado de saúde de Pauline é uma consequência da infeção anterior. O risco para o público em geral é muito baixo. Em linha com os procedimentos habituais nestes casos, identificamos um pequeno número de contactos próximos de Pauline que estão a ser acompanhados por precaução", assegurou Emilia Crighton, responsável de saúde pública de Glasgow.

Segundo o virologista Ben Neuman, "quando o vírus é removido do sangue, ele tenta esconder-se em partes mais inacessíveis do corpo, como a parte de trás dos olhos ou no leite materno".

"As boas notícias são que, se Pauline já venceu o vírus uma vez, provavelmente vai conseguir vencê-lo de novo", concluiu Ben Neuman. [FM]