Internacional

Estado Islâmico já tem moeda própria

2015-09-01 06:47:54 (UTC+01:00)

A organização islamita Estado Islâmico começou a cunhar e a distribuir a sua própria moeda, que se divide entre o dinar de ouro, o dirham de prata e o fulus de cobre.

Num golpe que considera ser um "segundo onze de Setembro", a organização terrorista anunciou, num vídeo divulgado esta segunda-feira, ter deixado de usar o dólar americano nas suas transações comerciais.

As diferentes moedas mostram uma espiga de trigo, um quarto crescente, um escudo e uma espada, um mapa do mundo e as joias da arquitetura islâmica, um pouco por todo o mundo. "Não contêm imagens humanas nem animais, conforme a sharia", revela o narrador do vídeo.

No vídeo, em que se pode assistir ao processo de cunhagem de moeda na cidade de Mossul, no Iraque, a segunda mais importante controlada pelos jihadistas, o narrador descreve a nova moeda como uma arma financeira.

"Com base na diretiva do emir dos crentes, o Califa Abu Bakr al Bagdadi, a Casa da Moeda do Estado Islâmico abandonará o sistema monetário tirânico imposto aos muçulmanos e que era uma razão para a sua escravidão e empobrecimento", acrescenta o narrador. [FM]