Internacional

EUA enviam tropas para Arábia Saudita após ataques contra instalações petrolíferas

2019-09-22 07:28:57 (UTC+01:00)

Os Estados Unidos da América vão enviar mais tropas e dispositivos militares para a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A medida visa reforçar a segurança na região depois dos ataques contra instalações petrolíferas da Arábia Saudita.

"Este é apenas o primeiro passo, outras medidas adicionais poderão ser implementadas". Foi assim que o secretário da Defesa norte-americano, Mark Esper descreveu o envio de reforços militares para o Golfo Pérsico, depois dos ataques contra instalações petrolíferas na Arábia Saudita.

Apesar de serem reivindicados pelos rebeldes iemenitas Houthis, Washington e Riade responsabilizam o Irão pelos ataques que levaram ao aumento do preço de petróleo no mercado internacional.

Em conferência de imprensa, o secretário da Defesa explicou que com o envio de reforços militares, os Estados Unidos pretendem garantir o livre fluxo de comércio através do estreito de Ormuz, a protecção e defesa da ordem internacional, baseada em regras, e tentar convencer os iranianos a regressarem ao caminho diplomático.

Entretanto, o Irão já reagiu ao envio de militares norte-americanos ao Golfo Pérsico. Citado pela France Press, o chefe da Guarda Revolucionária, corpo de elite das forças armadas iranianas, afirmou que o Irão nunca irá permitir que uma guerra invada o seu território e que quem quiser que a sua terra se torne o principal campo de batalha, que avance.