Internacional

Exército sírio lança ofensiva terrestre com apoio da aviação russa

2015-10-08 05:23:07 (UTC+01:00)

Uma semana depois do início da intervenção da Rússia, o Exército sírio lançou ontem, uma grande operação terrestre na província de Hama, na região centro do país, com o apoio da aviação russa.

“O Exército sírio e os seus aliados iniciaram uma grande operação terrestre no norte da província de Hama com o apoio da aviação russa”, afirmou a fonte militar síria.

Em 1º de Outubro, a agência Reuters informara que centenas de tropas iranianas tinham chegado à Síria para se unir às forças do Governo e seus aliados libaneses do Hezbollah para uma grande ofensiva apoiada por ataques aéreos da Rússia.

A província de Hama e a Idleb, noroeste e centro da Síria, foram ontem alvo de intensos bombardeamentos da aviação russa, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
O Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou ontem, em Moscovo, que a força aérea russa ia apoiar o Exército de Damasco na sua ofensiva terrestre contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

As próximas operações militares russas na Síria “vão ser sincronizadas com as operações terrestres do Exército sírio, e a Força Aérea russa vai apoiar de forma eficaz a ofensiva do Exército sírio”, disse Putin, durante um encontro com o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu.

Além da aviação, a Rússia está a usar a Força Naval. Navios de guerra russos dispararam ontem pelo menos 26 mísseis de cruzeiro contra supostas posições do EI.

Os disparos foram realizados por quatro navios da Frota do Mar Cáspio contra onze alvos, que foram destruídos, disse o ministro Shoigu. [FM]