Internacional

FA nigerianas têm três meses para acabarem com Boko Haram

2015-08-15 10:03:23 (UTC+01:00)

O chefe de Estado nigeriano deu três meses às suas Forças Armadas (FA) para acabarem com o Boko Haram (BH). Muhammadu Buhari falava quinta-feira durante a tomada de posse dos novos chefes militares.

Além de derrotar a rebelião, o Presidente também instruiu as chefias militares a acabarem com os raptos contra resgate, os roubos à mão armada e todas as outras formas de crime no país.

“As actividades destes grupos e indivíduos equivocados levaram à destruição arbitrária de vidas e bens dos nossos cidadãos e perturbação da vida socioeconómica de milhões de nigerianos”, declarou, citado pela agência PANA.

“Precisam reunir forças e continuar a parceria com as outras partes interessadas (vizinhos) para colocar em prática um esforço conjunto bem coordenada que permitirá o fim desejado dessas insurreições em três meses”, disse Buhari.

Os chefes militares foram igualmente instruídos a re-profissionalizarem o Exército e assegurar que as tropas sejam bem treinadas e equipadas antes de ir ao combate.

Muhammadu Buhari, no cargo desde 29 de Maio último, fez do fim do Boko Haram uma das suas prioridades.

A 13 de Julho passado, o Presidente Buhari nomeou uma nova hierarquia militar liderada pelo general Abayomi Gabriel Olonishakin, como chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, coadjuvado pelo tenente-general Tukur Buratai (chefe do Estado-Maior do Exército), pelo vice-almirante Ibok-Ete Ekwe Ibas (chefe do Estado-Maior da Marinha) e pelo marechal Sadique Abubakar (chefe do Estado-Maior da Força Aérea). [FM]