Internacional

Forças armadas nigerianas retomam controlo de Baga ao Boko Haram

2019-01-11 07:36:54 (UTC+00:00)

As forças armadas nigerianas retomaram o controlo de uma cidade estratégica nas margens do lago Chade, depois de um ataque do grupo jihadista Boko Haram, que tinha forçado a fuga de dezenas de milhares de pessoas.

Elementos armados do movimento rebelde islamita Boko Haran, apoiados pelo grupo autodenominado Estado Islâmico, tinham tomado temporariamente nos finais de dezembro o controlo de uma base naval e de uma base militar regional, que reunia efetivos da Nigéria, Níger, Camarões e Chade, deslocadas em Baga, um porto de pesca importante.

De acordo com as Nações Unidas, mais de 30 mil pessoas refugiaram-se na sequência da ofensiva rebelde islamita na cidadela militar de Monguno e em Maiduguri.

"Os nossos soldados entraram ontem (quarta-feira) à noite em Baga. Assumem o controlo total da cidade, que os terroristas já tinham abandonado", afirmou à agência France Presse um oficial militar não identificado.

De acordo com um residente local à AFP, vários edifícios, entre os quais residências de políticos locais e de chefes de comunidades, um hospital, uma clínica e várias escolas foram incendiados e destruídos pelos jihadistas em Baga e numa localidade vizinha, Doron Baga.

Baga e Doron Baga foram atacadas várias vezes desde o início da insurreição em 2009, responsável já por mais 27 mil mortos e 1,8 milhões de refugiados.