Internacional

Israel rejeitará com força imposição para um acordo de paz

2015-06-22 05:03:42 (UTC+01:00)

O Primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu declarou ontem que o país rejeitará com força qualquer “imposição internacional” para um acordo de paz com os palestinos.

Netanyahu fez esta declaração durante o Conselho de Ministros semanas e horas antes de receber o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, em Jerusalém.

Fabius terá apresentado ontem a Netanyahu um projecto francês para tentar reiniciar com a mediação internacional, o paralisado processo de paz entre israelitas e palestinos.

“A única maneira de alcançar um acordo é por meio de negociações bilaterais (entre israelitas e palestinos) e rejeitaremos com força qualquer tentativa de nos submeter a imposições internacionais”, afirmara antes Netanyahu.

“Nas propostas internacionais que anteciparam e que tentam nos impor não há nenhuma referência verdadeira às necessidades de Israel em termos de segurança, nem aos nossos interesses nacionais”, completou.

Ontem, um polícia israelita ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado perto da cidade antiga de Jerusalém por um palestino, que por sua vez está em condição crítica, depois de ter sido atingido por um tiro do agente agredido.

A Polícia israelita descreveu o incidente como um “suposto ataque terrorista”. O palestino é um jovem de 18 anos da Cisjordânia ocupada. [FM]