Internacional

Libéria já foi declarada livre da epidemia do ébola

2015-05-11 06:33:47 (UTC+01:00)

A epidemia do Ébola chegou ao fim na Libéria. Com o registo de quase cinco mil mortos o país era um dos mais atingidos pelo vírus, ao lado de Serra Leoa e da Guiné-Conacri.

Numa cerimónia oficial no sábado, em Monróvia, na presença da presidente Ellen Johnson Sirleaf, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da epidemia do Ébola na Libéria. Há 42 dias que o país não regista nenhum novo caso da doença.

“Hoje, 9 de Maio de 2015, a OMS declara a Libéria livre da transmissão do vírus Ébola. Quarenta e dois dias passaram-se depois do último caso confirmado em laboratório”, declarou o responsável local pela OMS, Alex Gasasira. A vítima, uma mulher de 44 anos morreu e foi enterrada no dia 28 de Março.

Alex Gasasira elogiou a determinação do Governo e a população do país em combater a epidemia.

A presidente, Ellen Johnson Sirleaf, agradeceu à população pelos seus esforços e lembrou dos profissionais que lutaram contra a doença e morreram (189).

Apesar do anúncio, a Libéria terá de manter a vigilância, uma vez que os países vizinhos Serra Leoa e Guiné - Conacri ainda enfrentam a epidemia.

O anúncio oficial da OMS marca o fim de um dos maiores dramas sanitários da história da humanidade.



[FM – FOLHA DE MAPUTO]