Internacional

Magufuli toma posse hoje como quinto Presidente da Tanzânia

2015-11-05 03:57:56 (UTC+00:00)

John Pombe Magufuli toma posse hoje como quinto Presidente da Tanzânia, em cerimónia boicotada pela oposição de Zanzibar, que protesta contra a anulação das eleições no arquipélago semi-autónomo.

Vários líderes africanos entre os quais os Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e do Zimbabwe e da União Africana, Robert Mugabe convergem hoje na capital económica tanzaniana, Dar-es-Salaam, para a tomada de posse de Magufuli.

Candidato do partido governamental, John Magufuli venceu a eleição presidencial com mais de 58 por cento dos votos, cimentando com firmeza a liderança de décadas do Chama Cha Mapinduzi (CCM) no poder na Tanzânia.

Magufuli terá como vice-Presidente Samia Suluhu Hassan, originária de Zanzibar, que se torna na primeira mulher, na história do país, a ocupar o cargo.

Para permitir que o povo acompanhe as cerimónias da transição do poder, o dia de hoje foi declarado feriado nacional.

No entanto, o clima é sombrio em Zanzibar, onde a oposição se manifesta "insatisfeita" por o país estar a dar posse a um novo chefe do Estado, no meio da crise provocada pela anulação das eleições na região semi-autónoma por alegadas fraudes. [FM]