Internacional

Movimentos de Azawad assinam acordo de paz inter-maliano

2015-05-15 08:37:21 (UTC+01:00)

A Coordenação dos Movimentos de Azawad (CMA), que agrupa os principais movimentos armados tuaregues do norte do Mali, assinou ontem, em Argel, o projecto de acordo de paz inter-maliano, várias semanas depois de outros intervenientes do conflito terem-no f

Entretanto, antes de qualquer assinatura definitiva do acordo, a CMA exige novas discussões e emendas de alguns artigos do texto de paz.

O projecto de acordo foi assinado pelo secretário-geral da CMA, Bilal Ag Chérif, na capital argelina, na presença de representantes do Governo maliano, da mediação e da comunidade internacional.

A assinatura foi saudada por aplausos e o ministro argelino dos negócios estrangeiros, Ramtane Lamamra, falou de uma "vitória da sabedoria."

A assinatura foi ontem em Argel, mas o grande dia é hoje na capital do Mali, Bamako, onde está previsto que todas as partes interessadas na paz no país, o Governo, a oposição, forças rebeldes, a mediação e a comunidade internacional devem subscrever o acordo definitivo da paz.

Entretanto, a CMA disse em comunicado não ter planos de viajar hoje para Bamako.

Na verdade, segundo observadores, a CMA exige mais garantias e espera reunir-se com o Governo maliano e a mediação antes de assinar o acordo.

Os tuaregues rebelaram-se quatro vezes desde a independência do Mali em 1960.

As potências ocidentais querem um acordo conclusivo, com medo de que uma possível turbulência possa permitir a volta de militantes islâmicos ao norte, após terem sido expulsos por uma intervenção militar francesa. [FM]