Internacional

Nkurunziza toma posse para terceiro mandato polémico

2015-08-20 15:45:23 (UTC+01:00)

O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, tomou hoje posse, após ter sido eleito para um terceiro mandato de cinco anos tão controverso que fez mergulhar o país numa crise política acompanhada de violência nos últimos meses.

MAPUTO- Nkurunziza fez o juramento numa cerimónia na capital, Bujumbura, sob fortes medidas de segurança e na ausência de diplomatas ocidentais.

A comunidade internacional não reconheceu, por falta de credibilidade, os resultados das eleições de 21 de julho nas quais Nkurunziza obteve 69% dos votos.

O presidente do Burundi agradeceu hoje no seu discurso aos cidadãos que o elegeram, Segundo o notícias ao minuto apesar das tentativas de "sabotagem" das eleições, e recordou que este será o seu último mandato.

"Após as eleições haverá um período de paz e desenvolvimento no Burundi", afirmou Nkurunziza, adiantando que "a paz completa" será conseguido num prazo máximo de dois meses.

O noticias ao minuto acrescenta que , o presidente Pediu ainda às mais de 160.000 pessoas que se refugiaram nos países vizinhos que regressem ao Burundi.

A violência eclodiu no Burundi em abril quando foi anunciada a candidatura do presidente Nkurunziza a um terceiro mandato, que a oposição considerou inconstitucional. [RM]