Internacional

Novo presidente da Nigéria promete combater Boko Haram

2015-05-30 04:54:29 (UTC+01:00)

Combate cerrado ao grupo radical Boko Haram foi a tónica dominante do discurso do novo presidente da Nigéria, Muhammau Buhari, ontem, empossado em Abuja.

Buhari focou a sua intervenção, de pouco mais de 20 minutos, no emprego, sobretudo para os jovens, melhoraria do sector da Educação e edificação de mais infra-estruturas.

A “Eagle Square” (Praça da Águia) foi demasiada pequena para acolher milhares de pessoas que lá acorreram para testemunhar a investidura que, para a opinião pública nigeriana, é marco de uma nova era da democracia.

Eleito a 28 de Março, Muhammadu Buhari, 72 anos, substitui Goodluck Jonathan, sendo esta a primeira vez que um opositor vence um chefe de Estado cessante na primeira potência económica e país mais populoso de África.

Para além de razões de carácter político, a investidura de Buhari atraiu as atenções dos nigerianos dada a expectativa por um país diferente, livre da insegurança militar, da corrupção generalizada nos órgãos do Estado e crescimento económico.

O novo presidente prometeu enfrentar, com determinação, esses desafios e disse que os nigerianos não vão lamentar “terem-nos confiado esta responsabilidade”.

Mais de 30 chefes de Estado e de Governo africanos, entre eles o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, Jacob Zuma, da África do Sul, e Robert Mugabe, do Zimbabwe, assistiram na “Eagle Square” a posse de Buhari. [FM]