Internacional

Obama anuncia restabelecimento oficial das relações diplomáticas com Cuba

2015-07-02 04:53:10 (UTC+01:00)

O presidente norte-americano anunciou ontem o restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, assinando tratar-se "de um novo capítulo nas relações bilaterais entre os dois países".

"Hoje, 1 de Julho (ontem), os Estados Unidos aceitaram formalmente restabelecer relações diplomáticas com Cuba e reabrir as embaixadas nos nossos países", declarou Barack Obama, nos jardins da Casa Branca, em Washington.

Obama acrescentou que esta "é uma etapa histórica" nas relações diplomáticas entre as duas nações.

"No final do verão, o secretário de Estado John Kerry deslocar-se-á a Havana para hastear orgulhosamente a bandeira dos Estados Unidos, uma vez mais, na nossa embaixada", juntou Obama.

Por seu lado, o presidente cubano, Raul Castro, também confirmou o restabelecimento das relações diplomáticas, suspensas desde 1961, numa carta dirigida ao homólogo norte-americano.

"É com satisfação que confirmo que a República de Cuba decidiu restabelecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos e abrir as respetivas missões diplomáticas nos dois países", declarou Castro, numa carta lida durante a emissão da televisão estatal cubana.

Washington e Havana já haviam anunciado que a reabertura das embaixadas está prevista "para 20 de Julho".

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961.

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em dezembro, de uma reaproximação entre os dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança. [FM]