Internacional

Presidente da República do Congo procura terceiro mandato

2015-09-24 11:50:00 (UTC+01:00)

O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, manifestou na terça-feira a intenção de realizar um referendo sobre o projecto de nova Constituição que poderá permitir que concorra a mais um mandato.

“Decidi dar voz às pessoas para uma decisão sobre o projecto de lei que estabelece os princípios fundamentais da República, que define os direitos e deveres dos cidadãos e que fixa as novas formas de organização e novas regras de funcionamento do Estado”, referiu em comunicado, segundo a Lusa.

“Após a adopção do projecto de Constituição, a ser elaborado por um comité constituído para o efeito, o Governo vai determinar os procedimentos para convocar o referendo, a realizar num horizonte próximo”, acrescentou o chefe de Estado, de 72 anos de idade.

A Constituição da República do Congo limita o exercício do cargo presidencial a dois mandatos consecutivos. Com a alteração prevista o chefe de Estado pode candidatar-se às eleições de 2016.

Denis Sassou Nguesso está há mais de 30 anos à frente da liderança do país.

O actual chefe de Estado liderou o país entre 1979 e 1992, quando se realizam as primeiras eleições multipartidárias, que perdeu.

Regressa ao poder em 1997, depois da guerra civil, tendo sido eleito Presidente em 2002 e reeleito em 2009. Os mandatos são de sete anos no Congo-Brazzaville. [FM]