Internacional

Primeira empresa financeira estrangeira apresentada na Etiópia

2019-08-09 08:04:55 (UTC+01:00)

A financeira Ethio Lease, uma subsidiária da norte-americana Africa Asset Finance Company, foi ontem apresentada como a primeira empresa estrangeira deste género na Etiópia, um mês depois de ter recebido a licença do banco central etíope.

A entrada da Ethio Lease no mercado financeiro da Etiópia marca a abertura da economia do país ao investimento estrangeiro.

"Ao ser a primeira empresa a proporcionar serviços de arrendamento de equipamento, a Ethio Lease promete ser um ponto de reviravolta na Etiópia", afirmou ontem o governador do Banco Nacional da Etiópia, Yinager Dessie, durante a cerimónia de apresentação da empresa, em que estiveram presentes vários representantes do Governo do país.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, prometeu no último Fórum Económico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos, em janeiro, que ia abrir a Etiópia ao investimento estrangeiro.

A decisão marca um novo rumo num país com um passado comunista e múltiplas empresas estatais.

A Ethio Lease pretende abordar a falta de equipamentos e de moeda estrangeira no país, a criação de empregos e promover os equipamentos necessários a vários setores, como a indústria, a agricultura ou a saúde.

Desde que chegou ao poder, em abril de 2018, Abiy Ahmed lançou várias reformas económicas, incluindo a liberalização parcial de alguns setores e a abertura de empresas estatais a capital privado, como no caso da companhia aérea Ethiopian Airlines ou da empresa de telecomunicações Ethio-Telecom.

A AAFC, empresa-mãe da Ethio Lease sediada em Nova Iorque, dedica-se, através de várias empresas em África, a ceder empréstimos e serviços de arrendamento.