Internacional

Primeiro-ministro espanhol submete ao parlamento acordo para o novo resgate grego

2015-07-15 13:44:39 (UTC+01:00)

Mariano Rajoy, presidente do Governo espanhol, anunciou hoje que vai submeter a votação no parlamento, ainda que a lei não o obrigue, o acordo para o novo resgate financeiro pedido pela Grécia aos parceiros europeus.

De acordo com o “Notícias ao Minuto”, o anúncio de Rajoy surgiu hoje no decorrer do plenário do Congresso dos Deputados - agendado para discutir as conclusões do último Conselho Europeu -, e o chefe do Governo espanhol justificou a sua decisão com o elevado volume de recursos financeiros (incluindo para Espanha) que implica um terceiro resgate grego.

Na prática, porém, a votação sobre o terceiro resgate financeiro à Grécia poderá forçar as restantes formações, sobretudo o PSOE e o Podemos, a clarificarem, em pleno Congresso, as suas posições quanto ao terceiro resgate grego.

O partido no poder, o PP, de Rajoy, enalteceu o acordo alcançado, enquanto algumas formações mais à esquerda ou condenaram (Izquierda Unida) ou reagiram com aplausos ao acordo, mas críticas ao Governo pela sua posição negocial dura. [FI]