Internacional

Sul-africano submetido a transplante de pénis vai ser pai

2015-06-12 14:02:21 (UTC+01:00)

O jovem sul-africano de 21 anos que foi submetido ao primeiro transplante de pénis bem-sucedido no mundo será pai poucos meses depois da operação, anunciou o seu médico nesta sexta-feira.

"Ele informou-me que a sua companheira está grávida de quatro meses", declarou Andre van de Merwe, o urologista que dirigiu a delicada cirurgia no hospital Tygerberg, na Cidade do Cabo, no dia 11 de Dezembro.

Admitindo estar surpreso com a rapidez da gravidez, Van de Merwe lembrou que "nada impedia que o paciente tivesse filhos, já que a qualidade do esperma não havia sido afectada".

"Estamos felizes de não terem ocorrido complicações e do seu pénis funcionar correctamente", acrescentou. Em Março, a equipa médica declarou que o paciente havia recobrado todas as funções urinárias e sexuais do seu órgão, amputado três anos antes após uma circuncisão tradicional que deu errado.

Este costume, que geralmente provoca complicações que podem levar à morte, é praticada em crianças e jovens como um rito de passagem à idade adulta em algumas partes da África do Sul.

Van der Merwe afirmou que, desde a operação, a sua equipa recebeu muitos pedidos de homens que sofreram amputações similares.

"Agora mesmo temos nove pacientes no nosso programa", disse, ressaltando que encontrar doadores de pénis será um dos desafios, como é o caso com qualquer outro órgão.

"Não pensei que seria fácil, mas agora acredito que outros darão um passo à frente graças a este caso", comemorou. [FM]