Internacional

Talibãs reivindicam ataque contra parlamento Afegão

2015-06-22 12:04:54 (UTC+01:00)

Os talibãs reivindicaram o ataque da manhã desta segunda-feira, contra o parlamento do Afeganistão, em Cabul. Pelo menos sete dos assaltantes foram mortos pela polícia e há cerca de 20 feridos.

O edifício do parlamento, no oeste da capital afegã, foi atacado por um comando esta manhã. Ouviu-se uma explosão e tiros. Explodiu também um carro armadilhado na zona.

Foram vistos vários deputados a fugir do edifício, envolto em fumo, mas para já não se sabe se há vítimas mortais do ataque, além dos membros do comando. As imagens divulgadas pela televisão mostram o interior do hemiciclo coberto de fumo.

Um porta-voz da polícia afegã, citado pela agência France-Presse, nega que os rebeldes tenham conseguido entrar no parlamento.

A sessão desta segunda-feira deveria servir para a audiência de Mohammed Massoum Stanekzai, designado pelo presidente Ashraf Ghani para o posto de ministro da defesa, que continua sem ser ocupado desde as eleições presidenciais do ano passado.

Os rebeldes talibãs lançaram recentemente uma autointitulada “ofensiva da primavera”, com combates em várias zonas do país e ofensivas na capital. [FM]